Nordeste e o Umbuzeiro: a árvore sagrada que deu o nome a um Circuito Turístico
Por Cassandra Teodoro/ @blogturcassandra
O umbuzeiro, dada a importância de suas raízes, foi chamada de: "árvore sagrada do Sertão”, pelo escritor mineiro, Euclides da Cunha. A árvore que é também considerada símbolo de resistência do sertanejo, pois armazena até mil litros de água em sua raiz, e, além disso, produz uma batata, que, em época de grande estiagem, é utilizada como alimento para o povo sertanejo, agora é também o nome de um roteiro turístico sergipano: Circuito dos Umbuzeiros. O projeto do circuito é uma iniciativa do Sebrae/SE
As cidades inseridas no circuito coordenado pelo Sebrae de Sergipe são destaque na agricultura e pecuária, segmentos relevantes para o desenvolvimento econômico-social da região e do estado. O sertão de Sergipe atrai turistas de todos os cantos, seja em busca das belezas naturais dos paredões dos Cânions de Xingó, pela tranquilidade, ou ainda para a prática do ecoturismo. Saiba mais sobre o circuito, venha conhecer o roteiro e boa viagem!
O Circuito dos Umbuzeiros é um roteiro de turismo rural e oferece tantas opções que o próprio visitante pode montar o seu destino. Nasceu para potencializar as opções de renda dos pequenos empreendedores do campo e que sofreram perdas durante a pandemia. Fica em uma região com uma das maiores reservas de caatinga do estado e envolve produtores de cinco municípios do alto sertão: Glória, Gararu, Porto da Folha, Poço Redondo e Canindé, contando com vinte e cinco empreendimentos ativos, paisagens e histórias de vida fascinantes.
A primeira parada do circuito fica aproximadamente a 130 km de distância de Aracaju, no município de Nossa Senhora da Glória, em uma Queijaria rural chamada Fazenda Nova. Lá os visitantes vão começar a ter contatos com personagens que através do empreendedorismo estão reescrevendo suas histórias de vida, como a da queijeira, Joseane da Costa. A sua vida de luta e garra é contada em cordel e fica exposta nas paredes da sua queijaria, podendo ser lida degustando um dos melhores queijos artesanais e geleias da região.
Siga viagem e no caminho do Circuito dos Umbuzeiros, na rodovia da Rota do Sertão a próxima parada é na Vila Arte Couro, empreendimento do senhor Manoel Messias, um simpático nativo da região, que saiu de uma crise produzindo arte. O viajante vai ter uma ótima surpresa com a variedade dos produtos em couro feitos na oficina do artesão.
O Circuito dos Umbuzeiros é sem dúvidas uma excelente opção para degustar, rodeado de belas paisagens, de experiências inovadoras no mercado, histórias e pontos turísticos para se conhecer!
Contatos dos empreendedores do Circuito dos Umbuzeiros que estão na matéria:
Queijaria Fazenda Nova
Rodovia Juscelino Kubitschek, Km 06 (Rota do Sertão) - Nossa Senhora da Glória/SE
Contato: (79) 99958 - 9619/ Insta @queijariafazendanova
Casa Roar
Rodovia Engenheiro Jorge Neto (Rota do Sertão) - Nossa Senhora da Glória/SE
Contato: (79) 99633-3777 \insta @chacracasaroar
Vila Arte Couro
Vila do Padre, Povoado São Clemente (Rota do Sertão) - Nossa Senhora da Glória/SE
Contato: (79) 99947 - 1670 / Insta @vilaartecouro
Casa da Roça
Projeto Califórnia, setor 04 - Canindé de São Francisco/SE
Contato: (79) 99121-6683/ Insta @casadedonabela
Agrofloresta Umbuzeiro
Projeto Califórnia, setor 03 - Canindé de São Francisco/SE
Contato: (79) 99143-2675 / Insta @agrofloresta.umbuzeiro
Avenida Lourival Batista, 122 - Nossa Senhora da Glória/SE
Contato: (79) 99992-3592 (Eloísa)
Comentários
Postar um comentário