Meninas cheias de artes

 

As artesãs de Capela/SE

Sergipe é de uma riqueza enorme e que se manifesta através de sua cultura.  É neste contexto que iremos viajar e apresentar em algumas edições a diversidade das matérias-primas existentes e que das mãos dos artesãos sergipanos nascem objetos que traduzem e representam cada região do estado.

* Série Artesanato Sergipano
Por Cassandra Teodoro |@blogturcassandra 

As cidades do interior de Sergipe são verdadeiros celeiros para quem se interessa por artesanato. Algodão, tecidos, agulhas, linhas, lãs e palhas são algumas das matérias-primas utilizadas por um grupo de mulheres que fazem um artesanato recheado de doçura no município de Capela, distante 67 km da capital sergipana e que tem conquistado muita gente.  

A delicadeza do artesanato feito com a palha do milho
A artesã Gilvanilda Melo (Gil), passou a tricotar e crochetar para ter uma ocupação durante o dia. Se apaixonou e começou a fazer suas próprias criações, transformando a sua arte em renda. No início, ela fazia para dar de presente. Foi quando sugeriram que ela passasse a fazer encomendas. Hoje tapetes, bolsas saem das mãos dela.

 

 
Tendências - Bolsas  e Suplats  para mesa posta  de crochês 

Maria Auxiliadora (Dora), não fica parada, todos os dias sempre vai em busca de alguma novidade para fabricar, como as almofadas que chegam a ser vendidas por até R $150 o par. Para estreitar o relacionamento com a clientela, o comércio dela é feito também pela internet e, nesta pandemia, a artesão chegou a pensar que ficaria sem pedidos, mas se surpreendeu. "Foi o contrário. Comecei a receber várias propostas para estar vendendo pela internet ", explica.

A loja é conhecida como a Casa de Sofia
Com uma ideia na cabeça, e muita disposição, as artesãs de Capela criaram a três anos a Associação dos Artesãos de Capela – Arte da Arte. “O dia com elas é feito de sorrisos”, conta uma das mais antigas artesãs do grupo, Sofia Teles.  Ela começa a fazer arte desde nova e decidiu investir mais no artesanato após aposentadoria e de tão apaixonada transformou um dos cômodos da casa em um ateliê.  Além das centenas de bonecas produzidas, ela dá aulas. Sofia cria seus próprios desenhos e transforma tudo que encontra em arte com as mãos. "Eu tenho orgulho da minha arte.  Eu divulgo nas redes sociais e também tenho a loja A Casa de Sofia”, diz. 

"As pessoas querem aprender a fazer por terapia, procurando alguma ocupação ou até mesmo para fazer produtos para vender. O que antes era hobby  virou agora fonte de renda", explica


                                                                História do Artesanato

artesanato é uma técnica manual utilizada para produzir objetos feitos a partir de matéria-prima natural. Considera-se artesanato todo trabalho manual, onde mais de 80% da peça foi fruto da transformação dessa matéria-prima pelo próprio artesão.

A história aponta que o artesanato surgiu na Pré-História, mais precisamente no período neolítico. Foi nesse período que o homem aprendeu a polir a pedra, fabricar cerâmica, tecer fibras animais e vegetais, etc. O trabalho que começou como uma forma de produção de produtos para sobrevivência da família, com o passar dos anos se tornou uma forma de sustento e renda. 

No Brasil, os índios foram os mais antigos artesãos. Eles utilizavam a arte da pintura, usando pigmentos naturais, a cestaria e a cerâmica.  O artesanato brasileiro é um dos mais ricos do mundo e garante o sustento de muitas famílias e comunidades. O artesanato faz parte do folclore e revela usos, costumes, tradições e características de cada região. 

Contatos das artesãs de Capela/SE 

Dora - (79) 9 9952-8630 @dorasantana5454      

Cabacinhas são transformadas em obras de arte


Gil - (79) 9 9800- 6745   @pontoaponto_a

Sofia - (79) 9 9894-3261 @dkpresentes

A Casa de Sofia – Rua Monsenhor Eraldo Barbosa, 1631/Capela







*Essa matéria foi a primeira produzida para a  'Série Artesanato de Sergipe'  idealizada e produzida  por Cassandra Teodoro desde 2021.
O blog contou com o apoio da Secretaria de  Desenvolvimento Econômico e Turismo de Capela, através da sua secretária adjunta, Marleide Oliveira.



Agende sua próxima viagem com a Flor de Lótus - Turismo e Eventos 
Sandrin Praia Hotel, situado na Av. Rotary, 249 
Contato (79) 99849-0184

Comentários

Postagens mais visitadas