Destino: Romaria do Senhor dos Passos em São Cristóvão/SE

 Reencontro de Fé vai acontecer em março na ‘Cidade Mãe de Sergipe.

A imagem articulada possui algumas características da arte barroca, em razão das características constitutivas e mobilidade como a dramaticidade do olhar e gesto e a angústia da cena representada. Trata-se de uma representação em tamanho natural do Cristo ajoelhado com a cruz sobre os ombros, simbolizando o caminho do calvário.


"...A fé vai onde quer que eu vá/ Ô-ô/ A pé ou de avião

 Mesmo a quem não tem fé

A fé costuma acompanhar/ Ô-ô/ Pelo sim, pelo não ...”

 Gilberto Gil

Um dos momentos mais culminantes da celebração dos Passos: Procissão do Encontro com as imagens do Senhor dos Passos e de Nossa Senhora da Soledade, na Praça São Francisco. 

O Brasil é um país marcado pela espiritualidade e os pontos turísticos religiosos atraem milhares de viajantes todos os dias. 

Segundo dados do Ministério do Turismo, há 513 festas religiosas cadastradas no órgão, além de dezenas de atrações com essa motivação em vários municípios brasileiros. Também de acordo com a pasta, o turismo religioso é um segmento que movimenta 20 milhões de viagens por ano e injeta R$ 15 bilhões em nossa economia.

Para fechar o mês de fevereiro a nossa coluna vai fazer uma conexão com um dos destinos religiosos mais conhecido de Sergipe:  São Cristóvão e a sua Romaria.

São Cristóvão

As primeiras romarias de que se tem registro no Brasil aconteceram entre 1743 e 1750. Somente a partir de 1900 começaram as grandes romarias programadas, com o incentivo da Igreja católica. Entre o final do século XIX e o século XX, a romaria de São Cristóvão passou por inúmeros conflitos envolvendo os leigos e o clero franciscano, na reforma católica devocional

A cidade de São Cristóvão, em Sergipe é um dos destinos de turismo religioso que mais recebe fiéis no Nordeste e é muito famoso pela sua vocação religiosa. As ladeiras da cidade histórica reúnem romeiros e devotos, frequentadores das igrejas centenárias, que mantém viva as tradições da ‘Cidade Mãe de Sergipe’, como a Romaria do Senhor dos Passos, que vai acontecer no primeiro final de semana do mês de março.
“Caminharemos na Estrada de Jesus”, com este tema uma das maiores manifestações religiosas do Nordeste, a Romaria do Senhor dos Passos, que é realizado pela Arquidiocese de Aracaju, pretende receber milhares de fiéis de todo o Brasil. A Romaria é uma tradição há mais de 200 anos, e acontece no período quaresmal, uma preparação para a Páscoa e por conta da sua importância em 2015 foi reconhecida como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado de Sergipe.  
Origem da Romaria

Imagem da Praça São Francisco local onde são realizados o sermão e o canto da Verônica que enredam a comovente liturgia do catolicismo colonial.

A Romaria começou depois do resgate da imagem de Senhor dos Passos, no Rio Paramopama, afluente do Vaza Barris. Relatos do século de XIX, escritos pelo memorialista Serafim Sacramento, contam que um pescador encontrou um caixote de madeira com a descrição: “A cidade de Sergipe Del Rey” e dentro dela estava uma imagem de traços europeu.

Um homem praiano (diziam eles) cujo nome não me lembro encontrou certo dia, rolando pela costa que fica ao sul da cidade, um grande caixão resultado talvez de um naufrágio de alguma sumaca; ele cuidadosamente rolou-o para a terra, abrido-o e surpreendido ficou verificando a existência de uma perfeitíssima imagem de roca em tamanho natural. O homem de educação religiosa muito honesto, tomou uma canoa e nela acomodou o referido caixão, e com outros companheiros transportou para a velha cidade o feliz e milagroso achado. Foi esta sagrada imagem ali entregue aos frades jesuítas carmelitas que colocou em uma capelinha da Igreja – Ordem 3ª do Carmo, e depois de longos anos, mudada para o Altar-mor da mesma Igreja”, escreveu sobre a origem da imagem do Senhor dos Passos, o memorialista.

O caixote teria naufragado juntamente com a embarcação que o conduzia. Atualmente a imagem original de Senhor dos Passos está na Igreja do Carmo Menor, e divide o altar com Nossa Senhora da Conceição. A imagem original só sai na Quaresma para participar da Romaria. 

Retratos da Fé


Além de assistir às missas e acompanhar as procissões os romeiros e devotos podem conhecer ou deixar no “Museu do Ex-Voto”, objetos, fotos, roupas, cartas e peças que retratam alguma parte do corpo do fiel que teve a cura através da oração em agradecimento ao Santo. E são os retratos dos milagres atribuídos ao Senhor dos Passos, Ex-voto é abreviatura de “ex-voto suscepto”, frase latina que significa “promessa feita”. 


O museu fica localizado no Conjunto Carmelita (Igreja e Convento do Carmo e a Igreja da Ordem Terceira, ou Igreja de Nosso Senhor dos Passos, como é conhecida). O Museu dos Ex-Votos funciona de terça-feira a sábado a partir das 9h da manhã.. 

O museu fica localizado no claustro da igreja da Ordem Terceira do Carmo, onde está a imagem do Senhor dos Passos. As peças em exposição no museu foram deixadas pelos romeiros em diferentes épocas, sendo a mais antiga de 1856.
No entanto, as práticas penitenciais não se restringem às caminhadas. Ao adentrar na cidade, os devotos seguem um itinerário repetido todos os anos, que incluem práticas como cruzar agachado por baixo das charolas do Senhor dos Passos e de Nossa Senhora da Soledade, beijar as fitas e os pés das imagens, além de acompanhar os cortejos, rezar diante da imagem, chorar suas dores e angústias. Os fiéis, que seguem o Senhor dos Passos ainda tem uma preocupação em se caracterizar com a indumentária semelhante à da imagem.

Programação da Romaria 

A Procissão do Senhor dos Passos, que acontece na quarta cidade mais antiga do Brasil, sai do Convento de Nossa Senhora do Carmo, no sábado à noite. Depois dos ofícios, o préstito acompanha a imagem até a Igreja de Nossa Senhora da Vitória.

As Procissões do Encontro, a do Fogaréu e a Procissão do Enterro do Senhor, encenam o sofrimento de Jesus Cristo para remissão dos pecados da humanidade e se constituem em procissões penitenciais.

3 de março/2023 - Missa às 21h – Santuário São Judas Tadeu (Igreja dos Capuchinhos)/ Caminhada do Senhor dos Passos - 22h saindo da Igreja São Judas Tadeu, bairro América, com destino à Igreja Senhor dos Passos (São Cristóvão).

 4 de março/2023 -  Missas às 11h – Igreja Matriz/ 16h – Igreja Matriz (acolhida aos Romeiros)/ 19h – Missa Campal na Praça do Carmo, logo após Procissão de Penitência

 5 de março/2023 - Missas às 6h – Igreja Matriz/ 7h – Igreja do Carmo Maior/ 8h – Palco ao lado da Igreja Matriz/ 8h – Gruta do Carmo/ 9h – Igreja do Carmo Maior/ 9h – Capela São João Batista (próximo da Imagem do Senhor dos Passos, no Alto da Bela Vista)/ 9h – Alto do Cristo/ 10h – Missa Solene (palco ao lado da Igreja Matriz)/ 11h – Igreja do Carmo/ 11h – Gruta do Carmo/ 12h – Palco ao lado da Igreja Matriz/ 13h – Igreja do Carmo Maior/ 13h – Gruta do Carmo/ 14h – Palco ao lado da Igreja Matriz/ 15h – Gruta do Carmo/ 16h – Procissão do Encontro - Saída da imagem de Senhor dos Passos, da Igreja Matriz, e da imagem de Nossa Senhora das Dores, da Igreja Senhor dos Passos (Carmo Menor).

Dados: Mtur/Angelus/Fundação de Cultura e Turismo João Bebe-Água (Fundact)/ Fotos: Secom PMSC/ Márcio Garcez/ Dani Santos/ Heitor Xavier

Você  Sabia?

A origem das procissões remonta à Idade Média, quando a “peste negra” e a inconstância meteorológica punham em xeque o futuro da humanidade, segundo o imaginário da época. Daí a Igreja Católica promover cortejos de relíquias sagradas, entoando ladainhas a rogar o perdão de Deus. 

Onde Comer em São Cristóvão

Durante a festa, aumentam as vendas da tradicional doçaria sancristovense, como as populares bolachinhas e queijadas, seus nobres e frágeis briceletes, símbolos da culinária local, fazendo as delícias dos visitantes mais exigentes. 

 A dica para quem quer e gosta de uma comida regional diversificada é o Ivorá (do Tupi “arrodeado de água)Restaurante e Pizzaria. 

Gente, além do conforto e beleza do casarão antigo o cardápio é de babar! São mariscos, peixes e crustáceos todos fresquinhos e da região. Saiba mais no meu Instagram @blogturcassandra.



                                Imagens da parte interna do Ivorá  e de Quebrado de Aratu com Camarão. 

 O Ivorá fica localizado na Rua Ivo do Prado, 79 (depois da Praça São Francisco indo em direção a Igreja Matriz). Apenas com Reservas: (79) 99910- 5044 – Falar com Elder. 

Como chegar em São Cristóvão saindo de Aracaju.

Partindo de Aracaju, pode-se chegar a São Cristóvão pela rodovia estadual João Bebe Água e pela BR 101. A primeira, foi parcialmente duplicada e há muitas curvas, porém, chega-se mais rápido, cerca de 20 km. A segunda, é bem mais movimentada e mais longe, pouco mais de 30 km. Os dois trajetos são fáceis e há boa sinalização.



APOIADORES DO BLOG:



































Comentários

  1. Coisa linda, essa devoção. É a fé que sustenta o nosso povo! Belo registro, Cassandra!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa romaria faz lembrar as palavras de Jesus e que atravessa o tempo: "Se alguém tiver fé genuína poderá dizer aos montes que se transporte de lugar (Mateus 17:20)", essa devoção mostra isso - A fé que move montanhas. Obrigada! sua opinião só mostra que estou no caminho certo. Afinal tu és um exemplo a ser seguido.

      Excluir
  2. Parabéns pela bela coluna. Me fez relembrar momentos maravilhosos da minha adolescência, onde íamos de trem, passar as férias em São Cristóvão. Quantas saudades, tenho uma foto vestido de Sr. dos Passos datada de 1959, onde minha mãe estava pagando uma promessa, pela minha vida. 🙏🏽 ❤️

    ResponderExcluir
  3. Olá! Feliz em saber que te fiz viajar pelo tempo. Se quiser pode enviar a foto que publico, obrigada pelo carinho e se quiser mande sugestões #gratidao

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas