Cinco motivos para aracajuar

 

História, rio, mar e muitas opções de lazer. Aracaju tem! Conheça a segunda cidade planejada do Brasil, passeios incríveis sem pesar em seu bolso.  Foto Reprodução/ Jorge Henrique.

A região da atual cidade de Aracaju foi habitada pelos índios tapuias, que foram expulsos para o interior do continente por povos tupis procedentes da Amazônia. A sua costa, não existia nenhuma vila, apenas povoados de pescadores. Em 1699 é que se tem notícia de um povoado surgido às margens do Rio Sergipe, próximo à região onde este deságua no mar, com o nome de Santo Antônio de Aracaju.


Este é uma das 38 esculturas do projeto ‘Caju na Rua’, iniciado em 2011, os chamados ‘cajus gigantes’, que foram produzidos em fibra de vidro, e pintados com temas variados e representam um dos principais símbolos da cultura aracajuana e se tornaram importantes pontos turísticos. 

Aracaju só se tornou cidade em 1855, quando foi aprovado o projeto de elevação do povoado de Santo Antônio de Aracaju à categoria de cidade e a transferência da capital da província, que antes era em São Cristóvão, para esta nova cidade, que foi chamada simplesmente de Aracaju.

Aracaju ou Arákaîu -  nome de origem tupi que significa “cajueiro das araras”  (ará, arara + akaîu, cajueiro), ou traduzido diretamente do tupi  ‘cajueiro das araras’. Foto: Cassandra Teodoro.
Em homenagem a capital um dos mais charmosos destinos brasileiros o Blog escolheu cinco dicas de lugares imperdíveis para curtir Aracaju, que comemorou no dia 17 de março seu aniversário. Conheça as belezas de Aracaju e celebre-a!
1 - O cartão Postal

Arcos da Orla o Portão de Entrada. Foto: CT.
Para quem quer turistar por um dia em vários pontos turísticos e tirar fotos incríveis, a dica está na Praia de Atalaia, local onde fica a Orla considerada a mais bonita do país.

 O Caranguejo Gigante da Passarela da  Orla que possui 6km de extensão e fia a 9km do centro da capital.  Foto/Divulgação da PMA: Marcelle Cristinne

Além da praia, da Praça de Eventos, hotéis, bares, ela abriga diversos equipamentos esportivos, uma vida noturna agitada e até uma passarela em homenagem ao prato predileto dos sergipanos, o caranguejo.

2 -  Orla Pôr do Sol

A Orla Pôr do Sol é um dos cartões postais da capital sergipana é deste local que os turistas e sergipanos embarcam para destinos como a Crôa do Goré, Ilha dos Namorado. Foto/Divulgação: ASN.
Um dos pontos turísticos imperdíveis de Aracaju é assistir ao pôr do sol no Rio Vaza Barris. Aproveite para fazer passeios náuticos para se encantar com um cenário deslumbrante que pode ser considerado uma das paisagens mais bonitas do país. 
3 – Mercados

Funcionam de segunda a sábado, das 8h às 17h  e domingo, das 8h às 11h30. Foto/Reprodução Blog  Viajandopelomundo.

Se você ainda não sabe para conhecer uma cidade e suas peculiaridades, cultura, gastronomia, costumes e gostos, uma sugestão é ir conhecer o Mercado Público Central. Em Aracaju existem três e cada um com sua função e estão localizados no Centro da Capital: o Mercado Antônio Franco (fundado em 1929) e o Mercado Thales Ferraz (fundado em 1949), que reúnem, literatura de cordel, repentistas, e grandes variedades de artesanatos e comidas típicas; e o Mercado Governador Albano Franco (fundado em 2000), que traz uma imensa variedade da nossa gastronomia como frutas, verduras, castanhas, mariscos e amendoim.

4 – PARQUES

O Parque da Sementeira possui lagos, playgrounds, quadra poliesportiva, campo de futebol, espaço com aparelhos para exercícios físicos, pista para caminhada ou corrida, quiosques para piqueniques, horto, sanitários, bebedouros, chuveiros e iluminação artificial noturna. Várias árvores do parque têm placas, identificando sua espécie. Foto de Drone Viajando pelo Mundo.


Existe dois grandes parques que são referências para os nativos e mostra a beleza e a exuberância do meio ambiente que existe nessa cidade. O Parque Augusto Franco, mais conhecido como Parque da Sementeira, possui mais de 112 espécies de árvores, entre exóticas, da Mata Atlântica e frutíferas, o local que recebe muitos visitantes e é usado para lazer, feiras, comemorações festivas, mas sobretudo para realizarem atividades físicas.

Vista aérea e parcial do Parque da Cidade – Foto/Reprodução: Jorge Barreto Machado Junior.

O Parque da Cidade de Aracaju fica em uma área verde, situado no Morro do Urubu, no bairro Industrial, zona norte de Aracaju, e abriga remanescente de Mata Atlântica onde o visitante pode desfrutar do ar puro, fazer caminhadas por trilhas e andar de bicicleta, visitar o zoológico  e andar em um dos grandes atrativos do parque: o teleférico. O turista passeando nele vai poder desfrutar de uma linda vista panorâmica da cidade e da área verde do local.

5 – Centro Antigo

Colina do Santo Antônio onde fica a igreja do santo do mesmo nome e local onde surgiu a cidade, projetada em formato de tabuleiro de xadrez. Foto: CT.

Uma viagem ao tempo e até parece cenários de filmes antigos compostos por ruas que hora margeiam o rio outra transporta os viajantes por entre os monumentos e a beleza de sua arquitetura. Um passeio para relembrar e celebrar a importância desse patrimônio para a história do Brasil. É muito significativo passear pelo Centro Histórico da capital sergipana, Aracaju!

 Imagem do Palácio Museu Olímpio Campos, antigo Palácio do Governo, um edifício em estilo neoclássico localizado na Praça Fausto Cardoso. Foto: CT.

O Largo da Gente Sergipana localizado quase em anexo ao Museu da Gente Sergipana, em um píer acima do Rio Sergipe. Além da área do píer, que por si só já é belíssima, o Largo conta com um atracadouro em anexo ao píer, uma área de convivência e o principal que são as 8 esculturas com representações do folclore sergipano. Foto/Divulgaão: IB.


Apoiadores do Blg:

   












Comentários

Postagens mais visitadas