Nordeste e a Trilha “Santa”

 

Imagem da encenação da Via Sacra, em São Luís (Foto: Orcenil Jr).

Um feriado que representa os momentos mais marcantes da vida de Jesus: Paixão (martírio), Morte e Ressurreição, e é o ponto alto de uma das principais festas do calendário religioso cristão e reúne milhares de turistas em diversos lugares do Brasil. Para conhecer um pouco mais das festas relacionadas à data a Coluna Conexão Turismo preparou uma trilha com informações de algumas das principais celebrações no Nordeste. Aproveite as dicas, o feriado da Semana Santa e faça uma boa viagem!

A principal porta de entrada na cidade é o Aeroporto Internacional de São Luís. O bairro, Anjo da Guarda local onde possui a maior Via Sacra do Maranhão, fica localizado na área chamada Itaqui-Bacanca.  Imagem Centro Histórico de São Luís. Foto/Divulgação.


Atualmente, o espetáculo encenado ao ar livre, conta com aproximadamente 2.500 pessoas envolvidas diretamente e indiretamente, entre elenco, produção, apoio, equipe e técnica, e retratar a paixão e morte de cristo, tem montagem em sete pontos distribuídos no percurso de dois quilômetros pelas ruas do Anjo da Guarda, em São Luís.

Atualmente, o espetáculo encenado ao ar livre, conta com aproximadamente 2.500 pessoas envolvidas diretamente e indiretamente, entre elenco, produção, apoio, equipe e técnica, e retratar a paixão e morte de cristo, tem montagem em sete pontos distribuídos no percurso de dois quilômetros pelas ruas do Anjo da Guarda, em São Luís.


Toda imponência do Parque Nacional Serra da Capivara, onde há os mais importantes sítios arqueológicos do Brasil, inúmeros vestígios do homem da pré-história e onde fica o Museu do Homem Americano. Foto/Divulgação.

O Piauí possui o menor litoral do país, a sua capital, Teresina é conhecida como Mesopotâmia do Nordeste por se encontrar entre dois grandes rios. Todo estado celebra os últimos momentos de Cristo, mais é na região Sul no município de Oeiras, que a tradição se faz mais presente.

No município que foi a primeira capital do Piauí, Oeiras também ostenta o título de Patrimônio Cultural Brasileiro e Capital da Fé e dois eventos são os mais marcantes: a tradicional Procissão de Bom Jesus dos Passos (marcada por 5 Passos, cada um com cantos, queima de incensos e a benção de Santo Lenho) que é realizada uma semana antes da Procissão do Senhor Morto e a Procissão do Fogaréu, que traz apenas homens carregando lamparinas simbolizando a busca pela prisão de Cristo.


Como Chegar: de
carro - saindo de Teresina, pela BR 316, em direção ao Sul do Estado, até o município de Alagoinha do Piauí. Em seguida, vire à direita a BR 343, até Regeneração. Então, vire à esquerda e siga pela PI 236 até o cruzamento com a BR 230, onde deve-se virar à direita e seguir até Oeiras. Foto/Divulgação PMO.

A Paixão de Cristo de Nova Jerusalém/PE é uma atração imperdível para turistas durante a Semana Santa.

Fazenda Nova/PE e a sua estrutura impressionante. São 100 mil metros quadrados, sendo cercado por uma muralha de pedras de mais de 3 metros de altura e com 70 torres de 7 metros cada e fez com que fosse considerado o maior teatro ao ar livre do mundo. Foto/Divulgação.

O espetáculo que começou nas encenações do Drama do Calvário, realizadas nas ruas da pequena vila de Fazenda Nova, que é distrito do município do Brejo da Madre de Deus, Pernambuco, no período de 1951 a 1962. Atualmente, conta com um elenco de mais de 50 atores, além de centenas de figurantes e técnicos, que trabalham para criar uma experiência emocionante e inesquecível para o público. Foto: Cassandra Teodoro


Pernambuco é a sede de um dos maiores eventos do Nordeste e do Brasil: A Paixão de Cristo de Nova Jerusalém.

A peça teatral conta a vida de Jesus em nove palcos-plateia em uma cidade cenográfica que tenta reproduzir ao máximo a Jerusalém Original. Este ano, a temporada da Paixão de Cristo acontecerá no período de 1º a 8 de abril. A peça é realizada em Nova Jerusalém e fica localizado no município de Brejo da Madre de Deus, a 180 km do Recife.

Chegar em Nova Jerusalém/PE, a partir de Recife – BR-232 até Caruaru, depois vire à direita na BR-104 (sentido Campina Grande) e, após 25 km, dobre à esquerda na PE-145.

Ao longo dos anos, o espetáculo Paixão de Cristo já atraiu mais de 4 milhões de expectadores, muitos deles turistas de outros estados e do exterior. Ao longo da apresentação a plateia se desloca de um cenário ao outro tendo uma verdadeira impressão de esta vivenciando o momento e conta com uma serie de efeitos especiais e show pirotécnico.

Finalizando o nosso roteiro, chegamos em duas cidades históricas, São Cristóvão e Laranjeiras, em Sergipe.

 

Durante a programação da Semana Santa, a iluminação da cidade, será  apagada, sendo a claridade feita através de tochas, dando ao local uma sensação de antiguidade (da época em que não existia eletricidade). Para chegar na cidade de São Cristóvão existem duas opções: de carro: Pela BR 101 ou pela Rodovia João Bebe-Água. Foto: Cassandra Teodoro

Rituais do século XVIII permanecem vivos nas cerimônias da Semana Santa destas duas cidades bucólicas do interior sergipano. No enredo não faltam as Procissões, a Guarda Romana, a Verônica, os cânticos em latim, o sudário com o rosto de Cristo e os Penitentes. 

Imagem da Procissão do Fogaréu pelas ruas da quarta cidade mais antigo do Brasil – São Cristóvão. Foto: Heitor Xavier/PMS

No município de  São Cristóvão/SE a  tradição é visível através da procissão do fogaréu. São 300 homens participam das encenações na procissão que percorre o Centro Histórico da “Cidade Mãe de Sergipe”, retratando atos da vida de Cristo e cada um que compõem o grupo possuem uma função, como: soldados, escribas, fariseus, matracas, quadros e lanternas.

As tradicionais celebrações da Semana Santa devem reunir mais de 1,3 milhão de fiéis em 2023 e movimentar o turismo religioso no país. É o que estima um levantamento do MTur.  Saindo de Aracaju de carro é fácil visitar a cidade de Laranjeiras/SE, via BR-101 sentido Alagoas, a estrada é boa e sinalizada. Foto: Cassandra Teodoro.

Já na cidade histórica de Laranjeiras, considerada a capital e berço da cultura de Sergipe e que fica a 23 km de Aracaju, as tradições seculares são preservadas pelos nativos, como os “Penitentes”, que possuem seus próprios instrumentos e cânticos ou pode ser sentida, através da música sacra e seus três corais, com repertórios de músicas gregorianas e polifônicas que fazem parte de toda a programação da Semana Santa no município: o “Servus Vox”, “Cœtus Kyriale” e o “Senhor dos Passos”. 

“Penitentes de Laranjeiras” – Apenas homens participam, todos de túnicas brancas e encapuçados que iniciam a sua peregrinação na quarta-feira de cinzas sempre à meia noite, pelas ruas da cidade e que durante toda a quaresma, saem sempre nas segundas, quartas e sextas, geralmente de uma igreja e parando nos cemitérios, nas estradas parando e pedindo perdão para as almas dos aflitos. Foto: Cassandra Teodoro. 




Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas