Vinícola em Sergipe – um passeio que vai te surpreender!

 

Especial Bebidas Sergipanas (Art.Clayton)

A vinícola é aquele destino certo para os apaixonados por vinhos, por lá o visitante consegue conhecer de perto onde são fabricados os vinhos – e tem acesso a uma loja para comprar os produtos.

Vinícola Possamai produz vinhos autorais únicos no interior. Foto: CT




*Por Cassandra Teodoro\@blogturcassandra

A gente pensa nos vinhos e automaticamente já vem em nosso imaginário:  serras e altas altitudes, né! Na Coluna Conexão Turismo desta semana irei apresentar para VOCÊ uma vinícola próxima a capital de Sergipe, Aracaju e que não fica em uma serra e nem alta altitude.


É isso mesmo, vinícola em Sergipe! A Possamai fica localizada às margens da BR101 Sul\ km 98, no município de São Cristóvão, distante apenas 30 minutos da capital, com um nome de raízes italianas e oferece um roteiro que reserva momentos únicos com aromas e sabores que vai deixar o visitante com vontade de querer muito mais.  

A Possamai é uma pequena vinícola familiar que produz vinhos, a partir de uvas americanas e híbridas. Foto\Divulgação

A paisagem é bem rustica e as instalações modestas e modernas com loja e um espaço com mesinhas e pés de árvores frutíferas para piqueniques ou apenas apreciar a natureza. 


 
Ao lado da loja fica o salão de produção, onde os visitantes podem conhecer os tanques de fermentação, com alto controle de temperatura e qualidade, próximo ao local de engarrafamento e arrolhamento dos vinhos.

Os rótulos da vinícola são elaborados com intervenção mínima e a partir de leveduras selvagens. Foto\Divulgação



A vinícola nasceu de um sonho: produzir vinhos de qualidade no estado de Sergipe, e entregar um produto com uma identidade sergipana, e, de fato, a Vinícola Possamai vem fazendo isso com resultados surpreendentes.  A vinícola recebe turistas e oferece uma visita guiada onde o idealizador explica todo o processo da vinificação e ao final uma degustação dos vinhos, licores, vinagres etc., além de passeio pelo espaço.  Há também produção do limoncello (receita de família).

A produção é artesanal desde 2017. Foto\CT

Os vinhos produzidos na vinícola são derivados de uvas cultivadas no município de Canindé do São Francisco, uvas violeta e Isabel e de Petrolina\PE.

O case de sucesso da Vinícola Possamai são os vinhos, ao todo são quatro: um tinto da uva violeta, um tinto e rosé da uva Isabel e o branco da uva Lorena. A vinícola utiliza o método da mínima intervenção ou sem aditivos químicos, todos são secos ou meio secos, que tem uma ótima aceitação, ideal para ser apreciado no verão e além de refrescante muito frutados.

Imagens | 01 -O limoncello é um licor de limão, um dos produtos italianos mais famosos no mundo. Normalmente tomado após as refeições, ele é considerado um licor digestivo. Foto\CT

Imagem 02 - Vinhos Possamai - As videiras do Perímetro irrigado Califórnia de Canindé de São Francisco são uma das variedades usadas para produção dos vinhos Possamai. Foto\CT

A logomarca traz a identidade visual de onde começo, Canindé de São Francisco. Foto\Reprodução

Os sabores dos produtos oferecidos pela vinícola são bem marcantes. Foto\Reprodução

Darlei, o idealizador faz parte da quarta geração de uma família de produtores de vinhos do Sul do Brasil. Natural de Santa Catarina e morando há 16 anos, em Sergipe, resgatou esta tradição familiar pela paixão aos vinhos em solo nordestino.
CEO da Possamia é mestre em filosofia e enólogo. F\A
Darlei o catarinense que tem apostado na uva produzida em Sergipe e fundou a primeira vinícola no estado. Foto\Reprodução

A produção da vinícola ainda é pequena, cerca de 3 mil garrafas ano, mas promete ter um potencial muito grande, tanto no quesito turístico como na produção dos derivados da uva, pois o Nordeste pode oferecer uvas todo o ano, que é o grande diferencial de todas as outras regiões as quais produz somente uma vez ao ano.



Assista como foi a minhas primeira vez na vinícola 👉 POSSAMAI SERGIPE

*Este conteúdo vai fazer parte da Série sobre:  ‘Bebidas Sergipanas’ que vem sendo pesquisada e escrita por Cassandra Teodoro (Jornalista, especialista com Pós em Planejamento de Turismo).

 






Comentários

Postagens mais visitadas