Pelô: um lugar que você vai adorar visita

Ah, Salvador do Pelourinho, das cores, do carnaval, da gastronomia, de Jorge Amado.... Simplesmente um pedaço da história do Brasil no Nordeste. E é claro que não posso deixar de exaltar esse roteiro.

Pensando nisso, escolhi alguns locais repletos de cores e magia de um dos roteiros mais completos da capital baiana, o Pelourinho que não pode deixar de ser visitado em sua próxima viagem. Confira a seguir!

 Pelourinho

Idealizado na Europa na Idade Média, o termo ‘PELOURINHO’,  foi trazido para o Brasil pelos portugueses no período da fundação da cidade de Salvador. Imagem do Largo do Pelourinho um local cheio de ladeiras, museus, igrejas, lojinhas de artesanato, espaços culturais e pontos de interesse, além de bares e restaurantes.

Considerado um dos pontos turísticos de Salvador, o Pelourinho era o local onde os negros escravizados eram acorrentados e castigados.  A peça chamada de Pelourinho (coluna de madeira ou pedra), foi instalada na Praça Thomé de Sousa, no século XVI e movida para o Largo Terreiro de Jesus e em 1807, acabou sendo reposicionada no chamado Largo do Pelourinho.

A história do Pelourinho ficou para trás e a palavra foi ressignificada e transformada no centro histórico de Salvador, um polo cultural de resistência e da boemia que conquista visitantes do mundo inteiro.

Chegando lá não esqueçam de conhecer as atrações turísticas mais disputadas da capital baiana, como a Igreja do Rosário dos Homens Pretos, Fundação Casa de Jorge Amado, reserve um tempo e agende uma ida ao Teatro Miguel Santana, um Patrimônio Cultural do Brasil espero que dê tempo de assistir à apresentação do Balé Folclórico da Bahia (BFB), cansou? 

A igreja da união do Catolicismo e do Sincretismos no Pelourinho

A Igreja da Venerável Ordem Terceira do Rosário de Nossa Senhora às Portas do Carmo, mais conhecida como Igreja do Rosário dos Pretos, foi uma das primeiras irmandades dos homens pretos do Brasil e foi construída negros escravizados.

A igreja é uma das centenas de templos que é referência em Salvador, nem que você não seja da religião católica. Neste templo é preservado a história dos cultos e da liturgia negra, como o uso de músicas dos terreiros de Candomblé, ao som de atabaques.  

corpo da igreja, possuem dez painéis de azulejos representando cenas marianas e da devoção do rosário, já o forro em 600 metros quadrados na nave principal mostra um medalhão com Nossa Senhora do Rosário ao centro e o da capela-mor mostra alegorias dos quatro continentes e medalhão central com Nossa Senhora do Rosário.

 




A Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos – a fachada azul mostra a mistura de estilos 0 colonial e o rococó. As fitas coloridas são penduradas no portão da igreja, os devotos amarram as fitas e fazem pedidos.


Como ChegarLocalizada no Largo do Pelourinho, s/n – Pelourinho, Salvador – BA, 40026-280 ás missas nesta igreja, é celebrada toda terça-feira uma missa católica que incorporou alguns dos elementos da cultura africana, como as cantorias e danças. Para visitar é cobrada uma tacha e funciona de Seg a Sex das 8h às 12h e 13h às 17h e aos Sáb das 8h às 12h. Contato: (71) 3421-5781.



 A Casa Azul ou a Fundação Casa de Jorge Amado 

Situado em um casarão colonial do século XIX, no Largo do Pelourinho, Centro Histórico de Salvador, reconhecido pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade, o local que preserva os trabalhos de um dos maiores escritores brasileiros, Jorge Amado e de sua esposa, Zélia Gattai, assim como a arte e a cultura da Bahia.

Casa de Jorge Amado abriga, em seus quatro andares, uma exposição permanente do acervo do escritor constituído de diversas edições de seus romances com traduções em 49 idiomas – fotografias, vídeos, cartazes e objetos que se relacionam com o autor e sua obra, além de arquivos de cartas, manuscritos e documentos diversos, à disposição de pesquisadores e estudiosos.

 Funcionamento da Fundação de segunda a sexta das 10h às 18h. aos sábados e domingo das 10h às 16h , e sim é cobrado uma taxa ás quartas, o acesso é gratuito.

Imagem geral de um dos salões e da Ilha onde ficam as dezenas de doces regionais típicos como o quindim, manjar, as cocadas do Restaurante Escola Senac que fica no mesmo local que o Museu da Gastronomia Baiana.

Alimentou a alma agora siga em direção a algum dos diversos bares, botecos e restaurantes para alimentar o corpo, minha dica é o Restaurante Escola Senac Pelourinho, uma opção imperdível para comer o melhor da gastronomia local, como: moquecas, feijoada, camarão, além de várias entradas, como acarajé, vatapá, caruru que podem serem acompanhadas da autentica pimenta baiana e muito mais.

Informações Sobre o Restaurante do Senac no Pelourinho

O buffet típico no almoço de segunda e terça custa um valor, já de quarta a domingo este valor aumenta, também existe a modalidade de quilo (pesando prato), apenas de segunda a sexta, as bebidas não estão inclusas e não é cobrado os 10% do serviço.

O local não cobra para crianças de até 7 anos e aqueles entre 8 a 12 anos pagam somente metade. Também é possível e as sobremesas tem valor de R$6,00.

Endereço do Restaurante Escola Senac Pelourinho: Praça José de Alencar,Largo do Pelourinho, 13 – Centro Histórico, Salvador – BA, 40026-280

Horário de funcionamento: todo os dias das 11h30 às 15h30

Telefone: (71) 3186-4000

 O Teatro e um Balé de Raiz

O Balé Folclórico da Bahia apresenta coreografias do maculelê, o samba de roda, a capoeira, danças e rituais dos terreiros de candomblé e transportam o público para um espetáculo de arrepiar

Já notam o Pelourinho é um local que respira cultura. Pois é! Este fato fica mais em evidencia quando a gente assiste o Balé Folclórico da Bahia, uma companhia de dança folclórica, fundada em 1988, é a única companhia folclórica profissional brasileira que está sediado em Salvador, no Teatro Miguel Santana.

Quer saber como chegar? Siga para rua:  Gregório de Matos, 49 - Pelourinho, Salvador - BA, 40060-240 o Teatro abre às 13h. Contato (71) 3322-1962.

 

Cassandra Teodoro, viajou com a Viação Catedral, fez o Press Trip pelo Destino Bahia durante o I Congresso Brasileiro de Jornalista e Comunicadores de Turismo da Febtur, apoio da Luck Receptivo, ficou hospedada no Gran Stella Maris Resort Salvador – RESERVAS (71) 3413-0200 ou 99934-5224.

A Febtur contou o apoio da Prefeitura de Salvador, via Secretaria de Cultura (Secult), e do Governo da Bahia, por intermédio da Secretaria de Turismo do Estado do Bahia (Setur/BA), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio/BA), por meio da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), da Costa do Sauípe, Prefeitura de Camaçari, do Conselho Baiano de Turismo (CBTUR), do Salvador Destination e da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH/BA).

Comentários

Postagens mais visitadas